Atlas da Saúde Orientação profissional no novo ensino médio

Paira sobre os jovens a dúvida acerca de qual carreira seguir ao fim da trajetória escolar. Diante do enfrentamento dessa realidade, escolher um curso superior pode gerar muita hesitação e ansiedade. Em 2022 começa a ser implantado o Novo Ensino Médio e as dúvidas dos estudantes sobre carreiras serão antecipadas. A psicóloga Lilian De Costa frisa a importância da orientação vocacional para uma escolha mais assertiva e congruente com o perfil pessoal, a fim de evitar frustrações.


O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao fim do período, o aluno receberá, além do certificado regular, o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.

Lilian encarrega-se da investigação das características de personalidade, além dos interesses e habilidades profissionais por meio da testagem psicológica. Essa orientação vocacional pode ser individual ou em grupo. Nela, Lilian explica que são usadas estratégias que visam ao autoconhecimento, informações sobre as mais distintas áreas do conhecimento, aliando tudo à testagem psicológica e direcionamentos clínicos, recursos que são restritos ao psicólogo. “Esse trabalho também poderá ser feito dentro das escolas, possibilitando a reflexão e identificação a respeito de qual profissão mais se adequa a cada perfil."


A entrada no Ensino Médio costuma acontecer por volta dos 15 anos de idade. “É uma fase em que o adolescente já apresenta habilidades e características que serão fundamentais para construir seu diferencial no mercado de trabalho. É por isso que a orientação se revela crucial para uma escolha assertiva e condizente com o perfil de habilidades, afinidades e anseios", explica a psicóloga.

LÍLIAN DE COSTA | CRP 07/19173

Rua Buarque de Macedo, 3562, Sala 2 (Espaço AM), Centro - Garibaldi

Fone/Whats: (54) 99938-9202

Siga Lilian no Instagram