Atlas da Saúde Parques são um convite para atividades ao ar livre

Os parques de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, são bastante procurados pelos moradores que gostam de correr, caminhar ou pedalar no raiar do dia ou à tardinha. O Passeio da Barragem, por exemplo, tem atraído quem busca contato com a natureza, enquanto coloca o corpo para suar. É também um local bastante aderido por famílias. Os pais tomam chimarrão, enquanto as crianças brincam no parquinho.



De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Francisco Giordani, o objetivo da secretaria é investir em infraestrutura para moradores e turistas que procuram Garibaldi como cenário para a prática de esportes como ciclismo, por exemplo. Está nos planos o prolongamento da pista da barragem por toda rua Ercílio José Flores, que liga o bairro Três Lagoas ao bairro Triângulo, de Carlos Barbosa. A ideia dos dois municípios é unir as ciclovias.



Por outro lado, alguns locais existentes para prática esportiva deverão passar por reformas e adaptação, porém ainda sem data para ocorrer. “Estamos estudando melhorias na ciclovia, na avenida Independência, que se torna perigosa, e queremos fazer uma outra ciclovia com pista de caminhada e corrida que vá até à gruta de Araripe. Também precisamos melhorar a ciclovia que vai para a Garibaldina. Como a pista não tem acostamento, a ciclovia se torna muito perigosa. Os ônibus, por exemplo, precisam invadir o espaço para os passageiros desembarcarem”, alerta o secretário.