Serra Gaúcha Berço do esqui, Garibaldi inaugura pista itinerante

No dia em que Garibaldi completou 121 anos de emancipação política, 31 de outubro, a Capital Nacional do Espumante inaugurou a pista de esqui itinerante. A antiga Estação de Esqui Presidente Médici, ativa entre 1970 e 2001, foi uma das maiores atrações da região, responsável por trazer turistas de todos os cantos do país e do exterior. 
 
Há cinco décadas —  no dia 31 de outubro de 1970 — era inaugurada a primeira estação de esqui do Brasil. O empreendimento, idealizado pelo empresário e engenheiro civil garibaldense David Santini foi como um presente à comunidade, abrindo as portas justamente no aniversário de emancipação da cidade.
 
 Resgate histórico
 
Um resgate histórico, feito pela Associação dos Amigos do Esqui de Garibaldi (AAEG), presidida por Rafael de Paula, permitiu reativar a tão sonhada pista, que mexe com a memória de muitas famílias, turistas e atletas. 
 
Armada na rua Júlio de Castilhos, em frente à prefeitura, a nova pista conta com uma estrutura de 120 metros de comprimento, 3,6 metros de largura e 40 torres de sinalização. 
 
O primeiro homem a esquiar no Brasil foi o empresário garibaldense David Afonso Antônio Santini (in memorian), idealizador da Estação Presidente Médici. Santini realizou o feito em agosto de 1968 e, desde então, o esporte tem lugar cativo entre os habitantes da cidade. O Campeonato Brasileiro de Esqui e a Olimpíada Brasileira de Esqui atraíram, durante anos, praticantes de diversas partes do mundo.
 
Na cerimônia de inauguração, a família de Santini recebeu uma placa como homenagem ao legado. “Estou muito feliz e emocionada por terem eternizado o sonho do meu pai. Essa retomada tem um significado muito importante pra nós”, afirmou a filha do pioneiro, Daniela Santini, ao agradecer o empenho da associação e do poder público.
 
A garibaldense Ana Letícia Pedersetti, 11 anos, esquiou pela segunda vez, em Garibaldi, neste domingo. A primeira vez foi na neve e hoje o desafio foi na pista artificial, e sob um calor de quase 30°C na Serra Gaúcha. “Foi uma experiência marcante. Não era nascida quando existia a estação de Garibaldi e eu adorei poder esquiar hoje. Os instrutores foram ótimos! Gostei tanto que vou me associar pra continuar esquiando nas próximas vezes em que a pista for montada”. 
 
O instrutor que acompanhou a jovem, Gilberto Dalmina, garante que a menina tem futuro. Dalmina esquiou na antiga estação até 1995 e retoma, agora, com a Associação de Esqui, ajudando os jovens que estão se desafiando a aprender o esporte.
 
Resgate histórico da AAEG
 
O fundador da AAEG, Vitor Guaragni, ressalta que a pista é um sonho que nasceu dentro da própria comunidade, com união, atitude solidária e muita pesquisa. “Foram anos de trabalho, juntando pedaços esquecidos de tudo que restou do antigo esqui, com a ajuda dos amigos que formam a Associação. Foi um projeto sonhado por muitos e que agora sai do papel”, comemora.

Garibaldi: o berço do esqui no Brasil

Mesmo que já morasse em Recife, foi em Garibaldi, sua cidade natal, que Santini decidiu tornar realidade a ideia — um tanto quanto excêntrica — de esquiar no Brasil. Ela surgiu após ele ter contato com uma pista artificial na Itália, utilizada para a prática do esporte em períodos sem acúmulo de neve. Uma versão experimental foi inaugurada no município serrano em 1968, marcando o início da prática do esporte no Brasil tropical. No entorno da pista, foi criado um complexo turístico, o parque Ski Garibaldi, inaugurado em 1970 com hospedagem, restaurante, além de outros atrativos, como o passeio de teleférico.

O empreendimento que começou na Serra Gaúcha ganhou unidades em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e no município de São Roque, interior de São Paulo, originando, ainda, o Campeonato Brasileiro de Esqui, do qual muitos atletas garibaldenses chegaram a ser campeões. Após uma série de altos e baixos, além de desentendimentos do proprietário com o Poder Público, o Ski acabou fechando as portas no dia 1º de janeiro de 2002.

Em 2015, as ruínas que, de certa forma, ainda indicavam a passada existência do parque, foram substituídas por obras de novos empreendimentos, sendo um deles o Dall'Onder Ski Garibaldi Hotel, inaugurado em março de 2019.

 
 
Fotos atuais: Bruno Milan
Fotos antigas: Facebook/garibaldifotoshistóricas